Bem-vindo ao blogue da Escola Básica de Mouriz.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A volta ao mundo do navio-escola Sagres

Ontem, a tarde aqui na escola foi diferente. Recebemos a visita do senhor Comandante do navio-escola Sagres, Luís Pedro Proença Mendes e do senhor Contra-Almirante Fernando D. G. Tavares de Almeida que vieram partilhar connosco as suas aventuras e experiências durante a viagem do circum-navegação que durou onze meses.

Durante a conversa, o comandante deparou-se com a nossa curiosidade relativamente à vida a bordo.

Estiveram como convidados a Diretora do Agrupamento de Paredes, a Drª Olinda Pinto, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Paredes, Dr. Pedro Mendes e o Presidente da Associação de Pais da escola, Engº José Mendes.


Esta visita foi preparada com muito entusiasmo e expectativa pelos alunos e professores, desde investigação sobre o navio e as suas viagens, e preparação de questões a apresentar ao Comandante.
Como gostamos de receber bem e oferecer às nossas visitas uma pequena recordação que os faça lembrar sempre a sua passagem pelo Centro Escolar de Mouriz, todas as turmas, desde o pré-escolar ao 1º Ciclo, participaram na elaboração de uma tela que foi oferecida ao Comandante para ser colocada no navio.

segunda-feira, 28 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA

Durante a semana de 21 a 25 de março, realizaram-se várias atividades ligadas ao PNL e ao Ano Internacional da Floresta.

No dia 21, dia da Árvore, a escola teve a visita dos Bombeiros Voluntários de Paredes em articulação com os alunos do CEF da EB2/3 de Paredes, que vieram sensibilizar os alunos sobre a importância de proteger a floresta. Nesse dia, os alunos contactaram diretamente com o carro dos bombeiros e com materiais utilizados no combate aos incêndios na floresta.

Sendo o dia da Árvore, também tivemos a visita do Engenheiro Francisco Ramos que veio sensibilizar os alunos sobre os cuidados a ter com a Natureza e que ofereceu um medronheiro a cada aluno e docente da escola.




Nos dias 22 e 23, houve várias "horas do conto" em algumas turmas da escola, com pais convidados a vir contar uma história.
No dia 22, algumas turmas dos 1º e 2º anos apresentaram algumas atividades que prepararam para a visita do autor José Fanha.


No dia 24, houve uma ação de sensibilização da VEOLIA - Águas de Paredes para os 3º e 4º anos.


Os meninos do jardim de infância dramatizaram "A gotinha de água".

                                     

Nesse dia, houve a projeção de “A Árvore da Sabedoria”, história construída de raiz pelos alunos do 3ºB, com a presença do Engº José Miguel Gomes. De seguida,construiram a árvore da sabedoria com escrita de
frases sobre a mesma, em articulação com a turma do 3ºA que assistiu à projeção.



No último dia, e por estarmos em vésperas do dia mundial do Teatro, várias turmas prepararam algumas dramatizações para toda a escola.
De manhã, assistimos à dramatização da história "O nabo gigante" pelas turmas do 2º B e C, que também realizaram o seu movie maker.


Em seguida, a turma do 4ºA apresentou o teatro "As fadas Verdes".


Da parte da tarde, a turma do 3ºA apresentou a "Árvore Ambi", da sua autoria, e com a colaboração das professoras de Ed. Física e Ed. Musical.



terça-feira, 22 de março de 2011

PAIS ARTISTAS

Ao longo da semana de 14 a 18 de março, os pais e/ou encarregados de educação foram convidados a virem à escola realizarem um trabalho artístico subordinado ao tema "A árvore".

Para esse efeito, numa das salas de expressões, foram colocados, à disposição, materiais de expressão plástica, tais como guaches, tintas acrílicas, pincéis, telas, cartolinas, cola…

Dessa atividade resultaram trabalhos únicos e que demonstram a grande criatividade da nossa comunidade educativa.


Os trabalhos realizados estão expostos, um pouco por toda a escola.